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Dicas para combater o estresse durante a gravidez

Estresse significa fadiga, cansaço, tensão. Embora não se tenha uma definição de estresse que contemple todos os seus significados, e que satisfaça de modo unânime os pesquisadores, é entendido como um conjunto de reações físicas, frente a um estímulo nocivo.

O estresse é uma condição normal, na qual o organismo se desvia de um estado normal de repouso, isto é, ele  não é o agente que atua sobre o organismo, mas o padecimento por ação deste agente. O estresse não se processa apenas de maneira nociva ao organismo. Quando, ao contrário, aumenta a eficiência do indivíduo e apresenta uma intensidade tolerável e adequada, é denominado de eustress (estresse positivo).
Saiba os Primeiros Sintomas de Gravidez
A gravidez é um período estressante para muitas mulheres. Você pode estar se sentindo muito feliz, triste e assustada – tudo ao mesmo tempo. É bom e natural sentir todas estas sensações. No entanto, os níveis muito elevados de estresse podem contribuir para o parto prematuro ou nascimento de fetos com baixo peso. Exemplos de eventos que podem ser altamente estressantes incluem a perda de um emprego, um divórcio ou a morte de um familiar próximo.
O que você pode fazer?
Reconheça que você realmente sente-se estressada. Aceitar o fato  e identificar as situações que lhe causam o estresse são os primeiros passos no sentido a ajudá-la a reduzi-lo.  Você também pode ajudar a reduzir o estresse com estas  medidas:
– Coma com regularidade alimentos nutritivos e beba muita água.
– Descanse sempre que  você puder  e quando seu corpo precisar.
– Faça exercícios físicos leves e moderados, regularmente.
– Relaxe e medite. Ouça músicas ou, ainda, escreva.
– Evite qualquer ingestão de bebidas alcoólicas, tabagismo ou ingestão de produtos à base de plantas ou drogas (exceto aquelas prescritas por seu médico).
– Fique longe das pessoas estressantes ou situações geradoras de estresse, sempre que possível.
– Fale com  seu parceiro, com amigos, parentes e profissionais da saúde. Se você sentir-se oprimida, fale com um profissional que atue na área da saúde mental.
– Participe de todas as avaliações pré-natais. Isto lhe dará uma garantia de que tudo está bem com seu bebê ou, ainda, deixará seu médico ciente sobre algum eventual problema, enquanto ainda há tempo para resolvê-lo.
Você se sentirá menos estressada, porque saberá que está fazendo o melhor para você e seu bebê.
Texto revisado por Paulo Daher.

Fonte: Quero Viver Vem (http://www.qvb.com.br)

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