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Dieta do Tipo Sanguíneo

A dieta do tipo sanguíneo foi desenvolvida pelo americano Peter J. D´Adamo que teve grande impulso através do livro “A Dieta do seu Tipo Sanguíneo”, onde o autor mostrou umas correlações históricas, antropológicas e fisiológicas dos tipos de sangue A, B, AB e O com os alimentos e com o estilo de vida. Essa dieta diz que existe uma alimentação diferenciada para cada tipo de sangue estando baseada na teoria de que o tipo sanguíneo determina as funções digestivas, estruturas imunológicas e que alguns alimentos podem causar o aumento de peso ou o emagrecimento.

Informações sobre o tipo sanguíneo A

Os portadores do tipo sanguíneo A foram os primeiros imigrantes, forçados pela necessidade de se deslocar e adaptar-se a dietas e modos de vida mais agrários, com uma personalidade mais cooperativa. O primitivo tipo A tinha que ser cumpridor da lei, disciplinado, honesto, inteligente, sensível e ter autocontrole. São pessoas que reagem à primeira fase do estresse intelectualmente: tornam-se ansiosas, irritadas e hiperativas.

Pessoas do tipo A precisam de ioga, meditação, Tai Chi Chuan e um pouco de solidão. Dão-se bem com escultura e artesanato.

Carne, laticínios, feijão mulatinho e fradinho são difíceis de digerir, armazenam-se como gordura, aumentam as toxinas digestivas, reduzem a utilização das calorias, inibem o metabolismo dos nutrientes e a eficiência da insulina. Pessoas do tipo A se dão bem com dietas vegetarianas.

Curiosidade: Mosquitos comuns preferem os tipos A e AB.

Sangue Tipo A – Alimentos que proporcionam benefícios

Frutos do mar (vitamina B): bacalhau, carpa, cavala, escargot, garoupa, perca amarela, perca prateada, salmão, sardinha, savelha, truta e vermelho.

Laticínios (Cálcio): leite soja e queijo de soja.

Frutas: abacaxi, ameixas, amora, cereja, damasco, figos, limão, passas e uva do monte.

Grãos (Vitaminas B/E/ Ferro): amaranto (conhecida como bredo), trigo, bolo de arroz, farinha de arroz, farinha de aveia, farinha centeio, feijão azuki, feijão preto, feijão soja, lentilhas, pão farinha soja, pães de grãos e germem de trigo.

Legumes e verduras (Zinco): abóbora Moranga, acelga, alcachofra, alface romana, brócolis (C/Ca), broto de alfafa, cebolas, cebolas roxas, chicória, couve, dente de leão, escarola, espinafre (Ca), folhas beterraba, nabos e quiabo.

Sementes: amendoins e semente de abóbora.

Temperos: alho, alho poró, azeite de oliva, gengibre, malte de cevada, melaço/cana, missô, molho soja, mostarda, óleo linhaça, raiz forte e salsa.

Chás: alfafa, babosa, bardana, camomila, cardo mariano, erva de São João, feno grego, frutos de roseira, gengibre, ginseng, olmo, pilriteiro, valeriana e verde.

Sucos: abacaxi, aipo, ameixa, cenoura, cereja, damasco, limão e toronja.

Outras bebidas: café e vinho tinto.

Suplementos: cálcio, cromo, ferro, selênio, vitamina B, vitamina C, vitamina E e zinco.

Exercícios: aeróbicos, alongamento, artes marciais, caminhada, dança, golfe, ioga, natação e Tai Chi Chuan.

Sangue Tipo A – Alimentos Neutros (Consumir moderadamente combinando com alimento que proporcione benefício)

Aves: frango, galinha e peru.

Frutos do mar (Vitamina B):
atum, caranho, delfim, eperlano, esturjão, lúcio (semelhante à perca), olhete, pargo, peixe espada,perca branca, perca do mar, pescada e tubarão.

Laticínios: coalhada, iogurte, leite cabra, mussarela magra, quefir, queijo de cabra e ricota.

Frutas: abacate, bagas de sabugo, caqui, carambola, framboesa, goiaba, fruto groselha, kiwi, lima, maçã, melão, morango, nectarina (Variedade de pêssego de pele lisa), pêra, pêssego, romã, tâmara e uvas.

Grãos (Vitaminas B / E): arroz branco, arroz integral, arroz selvagem, cevada, creme de arroz, ervilhas, far. de cevada, far. de espelta, far. de glúten, far. de graham, trigo torrado, favas, feijão branco, feijão de corda, feijão vagem, flocos de milho, fubá, painço, pão de espelta, pão sem glutem e tapioca.

Legumes e verduras (magnésio): abóbora, agrião, aipo, alfaces, algas, aspargo, beterraba, broto de bambu, broto de feijão, chicória, cogumelos, couve Bruxelas, couve-flor, folhas mostarda, funcho, milho amarelo, milho branco, nabo branco, pepino e rabanete.

Sementes: amêndoas, gergelim, nozes, pinhão, sem. de girassol e sem. de papoula.

Temperos: açafrão, açúcar branco, açúcar mascavo, alecrim, alfarroba, algas, araruta, azeitona Verde, baunilha, canela, cebolas verdes, cebolinha, coentro, cominho, cravo da índia, cremor tártaro, curry, erva doce, estragão, extrato amêndoa, folha de louro, gelatinas, geléias, hortelã, hortelã pimenta, manjericão, manjerona, mel, mel de arroz, mel de milho, menta, molho inglês, mostarda seca, noz moscada, óleo de fig. Bacalhau, óleo canola, orégano, páprica, picles, pimenta da jamaica, raiz forte, sal, salsa, sálvia, segurelha (alfavaca-do-campo), tapioca e tomilho.

Chás: amora, bétula branca, bolsa de pastor, casca carv. branco, dente de leão, dong quai, folha de framboesa, folha de morango, genciana, hidraste, hortelã, hortelã pimenta, lúpulo, raiz de alcaçuz, sabugueiro, salsa, salsaparrilha, salva, sene, tília, tomilho, verbasco e verbena.

Sucos: cidra, maçã, pepino, repolho e uva.

Outras bebidas: vinho branco.

Sangue Tipo A – Alimentos que proporcionam malefícios (Evitar consumo)

Carnes: boi, búfalo, ganso, carneiro, codorna, coelho, cordeiro, faisão, pato, perdiz, porco e veado.

Frutos do mar: amêijoa (Molusco), arenque, barracuda, beluga, camarão, caranguejo, caviar, enchova, enguia, hadoque, lagosta, lagostim, linguado, lula, merluza, mexilhões, ostra, perca listrada, polvo, rã, salmão defumado, savelha e tartaruga.

Laticínios: leite, leitelho (Leite ácido, semidesnatado, portanto pobre em gorduras, resíduo da fabricação da manteiga, muito usado sob a forma de leite em pó; leite desnatado; leite magro), manteiga, queijo brie, queijo camembert, queijo cheddar, queijo colby, queijo cottage, queijo edam, queijo ementhal, queijo golda, queijo gruyère, queijo jarsberg, monterrey, queijo munster, provolone, queijo suíço, queijo roquefort e requeijão.

Frutas: banana, côco, laranja, mamão, manga e tangerina.

Grãos: arroz 7 cereais, bolos de trigo, creme de trigo, far. trigo integral, farinha , feijão de lima, feijão fradinho, feijão mulatinho, feijão vermelho, grão de bico, massa de espinafre, massa semolina, pão de trigo integral, pão preto, trigo dur
o e trigo integral.

Legumes e verduras: batata doce, batata inglesa, batata roxa, berinjela, cogumelo Paris, cog. Shitake, feijão de lima, inhame, pimentão amarelo, pimentão verde, pimentão vermelho, repolho branco, repolho chinês, repolho roxo e tomate.

Sementes: castanho caju, castanha pará e pistache.

Temperos: azeitona preta, ketchup, maionese, molho inglês, óleo de milho, óleo de algodão, óleo amendoim, óleo de açafrão, óleo gergelim e pimenta mexicana.

Chás: cabelo de milho, gataria, pimenta caiena, ruibarbo e trevo pardos.

Suco: laranja, mamão e tomate.

Outras bebidas: água gasosa, cerveja, chá preto, destilado e refrigerante.

Suplemento: Vitamina A -beta caroteno.


Informações sobre o tipo sanguíneo B

Pode-se dizer que o tipo B representa um refinamento sofisticado no caminho da evolução, um esforço para reunir povos e culturas diferentes. O sangue tipo B teve inicialmente que sofrer mutação em resposta às mudanças climáticas. Representa a demanda da natureza por uma força mais equilibrada entre as tensões da mente e as necessidades do sistema imunológico.

Reagem ao estresse com equilíbrio e harmonia. Biologicamente são mais flexíveis que os demais.

Os principais fatores de aumento de peso são amendoins, milho, sementes de gergelim e trigo. Estes alimentos inibem a eficácia da insulina, prejudicam o ritmo metabólico, causam hipoglicemia, inibem a absorção adequada dos nutrientes, o funcionamento do fígado e a digestão. Evitar centeio.

Curiosidade: Mais de 30% dos milionários que enriqueceram com seu esforço têm sangue tipo B.

Sangue Tipo B – Alimentos que proporcionam benefícios

Carnes: cordeiro, coelho, carneiro e veado.

Frutos do mar: bacalhau, badejo, cavala, caviar, esturjão, garoupa, hadoque, linguado, pargo, perca/oceano, salmão, sardinha e truta-do-mar.

Laticínios: coalhada, iogurte, leite de cabra, leite desnatado, mussarela, queijo cottage, queijo de cabra e ricota.

Frutas: abacaxi, ameixas, bananas, mamão e uvas.

Grãos (magnésio): arroz integral, aveia integral, farelo de aveia, farinha de arroz, feijão branco, feijão fradinho, feijão mulatinho, feijão soja vermelho e painço.

Legumes e verduras (magnésio): batata doce berinjela, beterraba, brócolis, cenoura, cog. Shitake, couve, couve Bruxelas, couve-flor, folha de beterraba, folha de mostarda e inhame.

Temperos: azeite de oliva, curry, gengibre, pimentas, raiz forte e salsa.

Chás: alcaçuz, gengibre, folhas de framboesa, ginseng, hortelã-pimenta, fruto da roseira, salsa, sálvia e chá verde.

Suplementos: alcaçuz, lecitina e magnésio.

Exercícios: aeróbicos, artes marciais, caminhada, ciclismo, corrida, golfe, musculação, natação, Tai Chi Chuan, tênis e ioga.

Sangue Tipo B – Alimentos Neutros (Consumir moderadamente combinando com alimento que proporcione benefício)

Carnes: búfalo, boi, faisão, fígado, peru e vitela.

Frutos do mar: arenque, atum, carpa, lula, peixe espada, perca, pescada, truta, tubarão e vermelho.

Laticínios: creme de leite, leite de soja, leite integral, manteiga, queijo branco, requeijão e soro de leite.

Frutas: amora, bergamota, cereja, damasco framboesa, figos, goiaba, grapefruit, groselha, kiwi, laranja lima, limão, maçã, manga, melão, morango, nectarina, passas, pêra, pêssego e tangerina.

Grãos (magnésio): arroz branco, arroz integral, bolo de aveia, creme de arroz, farinha branca, feijão verde, granola, massa/espinafre, massa/semolina, pão de centeio, pão de far. Soja, pão s/ glúten.

Legumes e verduras (magnésio): abóbora, acelga, agrião, aipo, alfaces, aspargos, batatas, broto de alfafa, broto de bambu, chicória, cogumelos, couve, ervilhas, escalônia, escarola, espinafre, funcho, nabo e pepino.

Sementes: gergelim, amêndoas, castanhas e nozes.

Temperos: açafrão, açúcar, agar-agar, alcaparra, alcarábia, alecrim, alfarroba, alho,alho poro, araruta, baunilha, cardamomo, carefólio, cebola, cebolinha, coentro, cominho, cravo da Índia, cremor/tártaro, cúrcuma, endro, erva doce, estragão, gaultéria, gelatina, geléia, gengibre, hortelã, louro, maionese, manjericão, mostarda, manjerona, menta, mel, melaço, missô, molho inglês, mostarda, noz moscada, óleo fíg. de bacalhau, óleo de linhaça, orégano, pápricas, picles, pimenta em grão, pimenta Malagueta, pimentão, sal, sálvia, segurelha, shoyu, tomilho e vinagres.

Chás: alfafa, amora, bardana, bétula branca, botão de ouro, camomila, casca/carvalho, dente de leão, dong quai, equinácea, erva de S. João, folha de morango, gataria, hortelã, marroio branco, milefólio, olmo, pimenta caiena, pilriteiropoligonácea, raiz de alcaçuz sabugueiro, salsaparrilha, tomilho, valeriana e verbena.

Sucos: aipo, cenoura, cereja, damasco, grapefruit (toranja), laranja, limão, maçã, pepino, sidra e verduras.

Outras bebidas: café, cerveja, chá preto e vinho.

Sangue Tipo B – Alimentos que proporcionam malefícios (Evitar consumo)

Carnes: codorna, coração, frango, galinha d´angola, ganso, pato, perdiz e porco.

Frutos do mar: camarão, amêijoa (molusco), barracuda, caranguejo, enchova, enguia, esturjão branco, lagosta, lagostim (crustáceo), ostras, peixe lua, perca do mar, perca listrada, polvo, rã e salmão defumado.

Laticínios: queijo de soja, queijo roquefort e sorvete c/ leite.

Frutas: abacate, caqui, carambola, côco e romã.

Grãos: amaranto, arroz 7 cereais, arroz selvagem, bagels de milho, bolo de milho, bolo de trigo centeio, cevada, creme de trigo cuscuz, far. de centeio, far. de cevada, far. de glúten, feijão azuki, feijão preto, feijão rajado, flocos de milho, fubá, germe de trigo, grão de bico, kasha, lentilhas, massa/alcach., pão de centeio, trigo duro, trigo integral e trigo sarraceno.

Legumes e verduras: abóbora moranga, alcachofra, broto de feijão, broto/rabanete, milho, rabanete e tomate.

Sementes: amendoim, avelã, cast. de caju, gergelim, papoula, pinhão, pistache, sem. de abóbora e sem. de girassol.

Temperos: azeitonas, canela, essência de amêndoa, gelatina pura, ketchup, m
aisena,malte de cevada mel de milho, óleo açafrão, óleo algodão, óleo amendoim, óleo canola, óleo gergelim, óleo girassol, óleo de milho, pimenta branca, pimenta da Jamaica, pimenta do reino e tapioca.

Chás: cabelo de milho, genciana, sene e tília.

Suco: tomate

Outras bebidas: água gasosa, destilados e refrigerantes.

Informações sobre o tipo sanguíneo AB

O sangue tipo AB tem menos de mil anos de existência, é raro (menos de 5% da população) e biologicamente complexo. É o delicado produto de uma rara mistura entre o tolerante tipo A e o equilibrado tipo B.

São pessoas que não se preocupam com detalhes, são atraentes, carismáticas, cativantes, espiritualizadas, excêntricas e populares, aceitam todos os aspectos da vida sem se conscientizar das conseqüências.

Curiosidade: Mesmo sendo uma mistura entre o os tipos A e B, tende para as características do tipo A.

Sangue Tipo AB – Alimentos que proporcionam benefícios

Carnes: carneiro, coelho, cordeiro e peru.

Frutos do mar: atum, bacalhau, badejo, cavala, escargot, esturjão, garoupa, lúcio (semelhante à perca), pargo, perca oceano, salmão, sardinha, savelha, truta e vermelho.

Laticínios:
coalhada, iogurte, queijo cottage, leite de cabra, mussarela, ricota e queijo de cabra e tofu.

Frutas: abacaxi, ameixas, cerejas, figos, framboesas, groselhas, kiwi, limão, toronja e uvas.

Grãos: arroz branco, arroz integral, arroz selvagem, aveia integral, cereal de aveia, espelta, far. de arroz, far. de aveia, far. de centeio, far. germem trigo, feijão branco, feijão rajado, feijão soja, feijão vermelho, lentilhas, pão de arroz, pão de centeio, pão de far.
Soja, pão de grãos e germinados.

Legumes e verduras: aipo, broto de alfafa, batata doce, berinjela, beterraba, brócolis, couve-flor, couve, dente de leão, inhame, folhas mostarda, pepino e tomate.

Sementes: amendoim, cast. da Índia e nozes.

Temperos: alho, azeite de oliva, curry, missô, raiz forte e salsa.

Chás: alcaçuz, alfafa, bardana, camomila, gengibre, ginseng, folhas morango, frutos roseira, pilriteiro e verde.

Sucos: aipo, cenoura, cereja, mamão, repolho e uvas.

Outras bebidas: café.

Suplementos: bromelina, quercetina, selênio, vitamina C e zinco.

Exercícios: aeróbica, aikido, alongamento, caminhada, ciclismo, dança, golfe, natação, Tai Chi Chuan e ioga.

Sangue Tipo AB – Alimentos Neutros (Consumir moderadamente combinando com alimento que proporcione benefício)

Carnes: faisão e fígado.

Frutos do mar: atum, arenque, caranha, carpa, caviar, espadarte, haliote, leque, linguado, lula, perca amarela, perca branca, perca prateada pescada e tubarão.

Laticínios: caseína (Proteína existente no leite), leite de soja, leite desnatado, queijo cheddar, queijo colby, queijo de soja, queijo edam, queijo ementhal, queijo golda, queijo gruyére, queijo arlsburg, queijo monterey, queijo munster, queijo neufchatel, queijo suíço, requeijão e soro de leite.

Frutas: amoras, bagas de sabugo, banana terra, damasco, limas, maçã, mamão, melão, morango, nectarina, passas, pêra, pêssego, tâmara, vacínio e tangerina.

Grãos: cevada, creme de arroz, creme de trigo, cuscuz, ervilhas, far. de espelta, far. de glúten, far. de graham, far. trigo Integral, far. trigo branca, far. trigo duro, far. trigo torrada, farinha cevada, feijão verde, germe de trigo, granola, lentilha, massa/espinafre, massa/ sêmola, pão de centeio, pão de far. Soja, pão de grãos germinados, pão de arroz, soja e trigo integral.

Legumes e verduras (Zinco): abóboras, acelga, agrião, alcaravia, alface americana, alface romana, alho poro, aspargo, batata roxa, batata inglesa, broto de bambu, cenoura, chicória, cogumelo paris, cogumelo enoki, cogumelo ostra, cogumelo portobelo, couve bruxelas, endívia (variedade da chicória), ervilha, escalônia, escarola, espinafre, funcho, nabo, quiabo, repolho branco, repolho chinês, repolho roxo e rutabaga (próximo ao bago).

Sementes: amêndoas, castanha de caju, castanha do pará, pinhão, noz macadâmia e pistache.

Temperos: açafrão, açúcar branco, açúcar mascavo, alecrim, alfarroba, araruta, azeitona espanhola, azeitona grega, azeitona verde, baunilha, canela, cebolinha, coentro, cominho, cravo da Índia, folha de louro, gelatina, geléia, gengibre, hortelã, pimenta, maionese, manjericão, mel, melaço, menta, molho de soja, mostarda, óleo amendoim, óleo de canola, óleo fig. Bacalhau, óleo de linhaça, noz moscada, páprica, sal e tomilho.

Chás: amora, bétula branca, dente de leão, erva de São João, folhas framboesa, hortelã, hortelã-pimenta, pimenta caiena, sabugueiro, salsa, salsaparrilha, valeriana e verbena.

Sucos: abacaxi, ameixa seca, damasco, limão, maçã, pepino, verduras Benéficas e toronja.

Outras bebidas: água gasosa, cerveja e vinhos.

Sangue Tipo AB – Alimentos que proporcionam malefícios (Evitar consumo)

Carnes: boi, búfalo, codorna, coração, frango, galinha, ganso, pato, perdiz, porco, veado e vitela.

Frutos do mar: barracuda, camarão, caranguejo, enchova, enguia, esturjão branco, hadoque, lagosta, lagostim (crustáceo), ostras, perca do mar, polvo, rã, salmão defumado e tartaruga.

Laticínios:
leite, leitelho (Leite ácido, semidesnatado, portanto pobre em gorduras, resíduo da fabricação da manteiga, muito usado sob a forma de leite em pó; leite desnatado; leite magro), manteiga, queijo brie, queijo camembert, queijo parmezão, queijo provolone, queijo roquefort, sherbet e sorvete c/ leite.

Frutas: abacate, banana, caqui, carambola, côco, goiaba, laranja, manga e romã.

Grãos: bolo de milho, cereal de milho, feijão azuki, feijão fradinho, feijão mulatinho, feijão preto, grão de bico e flocos de milho.

Legumes e verduras: alcachofra, broto de feijão, broto de rabanete, cogumelo, milho amarelo, milho branco, pimentão vermelho, pimentão amarelo, pimentão verde e rabanete.

Sementes: avelã, gergelim, sem. Abóbora, sem. Gergelim, sem. Girassol e sem. papoula.

Temperos: alcaparra, azeitona preta, erva doce, essência amêndoa, gelatina em pó, ketchup, mel de milho, molho inglês, óleo de açafrão, óleo algodão, óleo de gergelim, óleo de girassol, óleo de milho, picles, pim. da jamaica, pim. de caiena, pim
. do reino, pim.verm.flocos, pimenta branca, pim. em grão, pim. mexicana, tapioca e vinagre.

Chás: cabelo de milho, feno grego, genciana, lúpulo, sene, tília e verbasco.

Suco: laranja.

Outras bebidas: chá preto, destilado e refrigerante.

Informações sobre o tipo sanguíneo O

Mais antigo e básico tipo de sangue, sobrevivente do topo da cadeia alimentar, com
um forte e agressivo sistema imunológico. As pessoas têm memória genética de
autoconfiança, autopreservação, concentração, energia, força, intuição, ousadia, poder,
resistência e um otimismo inato. Gostam de assumir riscos, são resistentes, seguros, tranqüilos.

O estresse atinge diretamente os músculos, gerando hiperatividade. Precisam fazer exercícios pesados. Tipo sanguíneo O é carnívoro. Os alimentos de origem animal aceleram o ritmo de seu metabolismo, aumentando a eficiência. A carne é combustível e o organismo tem alto nível de acidez no estômago.

Seu principal fator de aumento de peso é o glúten, encontrado no trigo e derivados. Em menor extensão o milho tem o mesmo efeito. O glúten cola-se na mucosa do intestino grosso, causando inflamação e irritação dolorosa. Para ajudar na perda de peso é bom consumir algas, brócolis, carne vermelha, espinafre, fígado, frutos do mar e sal iodado. Quem tem sangue tipo O pode comer carne magra de cordeiro, frango, gado e peru quanto desejar, mas sempre equilibrando com verduras e frutas, para evitar a superacidificação.

Os alimentos considerados maléficos (indicado evitar o consumo) interferem na eficiência da insulina, diminuem o ritmo metabólico, reduzem a utilização das calorias e inibem o hormônio tireoidiano.

Curiosidade: Al Capone era do tipo sanguíneo O.

Sangue Tipo O – Alimentos que proporcionam benefícios

Carnes: boi, búfalo, carneiro, cordeiro, fígado e veado.

Frutos do mar (Vitamina B / Iodo): bacalhau, badejo, cavala, enchova, esturjão, linguado, merluza, peixe espada, salmão sardinha, truta e

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