Emagreça de Forma Definitiva em apenas 6 semanas.
Perca a Barriga com 21 minutos por Dia
Clique Aqui e veja o Vídeo Gratuíto

LER – Lesão por esforço repetitivo


O que é LER?

O termo LER refere-se a um conjunto de doenças que atingem principalmente os membros superiores, atacam músculos, nervos e tendões provocando irritações e inflamação dos mesmos. A LER é geralmente causada por movimentos repetidos e contínuos com consequente sobrecarga do sistema músculo-esquelético. O esforço excessivo, má postura, stress e más condições de trabalho também contribuem para aparecimento da LER. Em casos extremos pode causar sérios danos aos tendões, dor e perda de movimentos. A LER inclui várias doenças entre as quais, tenossinovite, tendinites, epicondilite, síndrome do tunel do carpo, bursite, dedo em gatilho, sindrome do desfiladeiro toracico e síndrome do pronador redondo. Alguns especialistas e entidades preferem, atualmente, denominar as LER por DORT ou LER/DORT. A LER também é conhecida por L.T.C. (Lesão por Trauma Cumulativo).

A quem a LER ataca? A LER é contagiosa?

As principais vítimas são digitadores, publicitários, jornalistas, bancários e todos os profissionais que têm o computador como companheiro de trabalho.

Não é contagiosa, pois não é causada por bactérias, fungos ou virus, mas sim por movimentos repetitivos.

Porque há quem diz que LER não existe?

Penso que por se definir a LER como um conjunto de doenças e não como uma doença específica. Quando alguem diz que tem LER, na verdade trata-se de uma tendinite, tenossinovite ou outro tipo de doença causada por esforço repetitivo.

Que significa DORT?

Disturbio osteomuscular relacionado ao trabalho

Qual a diferença entre LER e DORT?

LER é a designação de qualquer doença causada por esforço repetitivo enquanto DORT é o nome dado as doenças causadas pelo trabalho. Alguns especialistas e entidades preferem, atualmente, denominar LER por DORT ou ainda LER/DORT.

Quais os sintomas da LER ?

Em geral dores nas partes afetadas. A dor é semalhante a dor de reumatismo ou de esforço estático, como por exemplo a dor causada quando se segura algo com o braço, por longo tempo, sem movimentá-lo. Há formigamentos e dores que dão a sensação de quemadura ou as vezes frio localizado.

A LER é uma doença nova?

Não. Já na idade média era conhecida sob outros nomes, como por exemplo, a “Doença dos Escribas”, que nada mais era do que uma tenossinovite, praticamente desaparecendo depois da invenção da imprensa por Gutemberg. amazzini, em 1700, também, descreve a doença dos escribas e notórios. Em 1895 o cirurgião suiço Fritz de Quervain descrevia o “Entorse das Lavadeiras” , atualmente conhecida como Tenossinovite de De Quervian, um tipo de doença causada por esforço repetitivo.
A LER, entretanto, acentuou-se demaisiadamente na decada de 1990, com a popularização dos computadores pessoais.

A LER é causada somente pelo trabalho?

Não, também podem ser causa de LER atividades esportivas que exijam grande esforço. Da mesma forma a má postura ou postura incorreta, compressão mecânica das estruturas dos membros e outors fatores podem causar LER.

Quais as possíveis causas das lesões por esforços repetitivos?

Podemos citar entre tantas outras,

  1. posto de trabalho inadequado e ambiente de trabalho desconfortável
  2. atividades no trabalho que exijam força excessiva com as mãos,
  3. posturas inadequadas e desfavoráveis às articulações,
  4. repetição de um mesmo padrão de movimento
  5. tempo insuficiente para realizar determinado trabalho com as mãos.
  6. jornada dupla ocasionada pelos serviços domésticos.
  7. atividades esportivas que exijam grande esforço dos membros superiores.
  8. compressão mecânica das estruturas dos membros superiores.
  9. ritmo intenso de trabalho
  10. pressão do chefe sobre o empregado
  11. metas de produçao crescente e pre-estabelecidas
  12. jornada de trabalho prolongada
  13. falta de possibilidade de realizar tarefas diferentes
  14. falta de orientação de profissional de segurança e ou medicina do trabalho
  15. mobiliário mal projetado e ergonomicamente errado.
  16. postura fixa por tempo prolongado
  17. tensão excessiva e repetitiva provocada por alguns tipos de esportes
  18. desconhecimento do trabalhador e ou empregador sobre o assunto

Quais as doenças decorrentes de esforços repetitivos?

São diversas, a saber as mais comuns são,

  1. tenossinovites
  2. tendinites
  3. epicondilite
  4. síndrome do tunel do carpo
  5. bursites
  6. dedo em gatilho
  7. sindrome do desfiladeiro toracico
  8. síndrome do pronador redondo
  9. mialgias

Que fazer em caso de suspeita de LER?

O mais recomendado é procurar o médico imediatamente e passar por uma avaliação. Também é aconselhavel parar com a atividade suspeita de ser causa da LER.

Estou com suspeita de LER. Que médico devo procurar?

O site epetitive-Strain-Injury.com recomenda que seja médico com conhecimento e especialização em LER/DORT, ortopedista, reumatologista ou neurologista. É comum o encaminhamento para fisioterapia depois de avalição médica.
O epetitive-Strain-Injury.com também sugere os seguintes passos para a escolha do profissional de saúde:

  1. qual a experiência que ele possui em LER?
  2. qual sua eficiência no tratamento da LER?
  3. como é o tratamento?
Por EtapasO Que Mais Dói
Se a doença for identificada nesta fase, caracterizada por algumas pontadas, pode ser curada facilmente.
Dor mais intensa, porém tolerável, mais localizada, acompanhada de calor e formigamento.
Nem o repouso consegue, nesta fase, fazer com que a dor diminua por completo.
Incapacidade para certas funções simples.
Dores insuportavesi e só pioram tornado a parte afetada dorloria, semforça e deformada. O paciente tem depressão, ansiedade, insônia eangústia.
A doença já não tem mais cura.
Onde Mais Dói
Simulando o Descanço
A posição em que há menores chances deusuáruios de computadores desenvolverem LE simula a postura da pessoaquando descança em posição sentada; ou seja, com as mãos (quase)apoiadas sobre as pernas e o corpolevemente para trás.
CertoErrado
Posição CorretaPosição Errada

Aprenda a Importar Roupas de Marca com até 80% de desconto

Vídeo Secreto Mostra Que Ao Comprar Roupas De Marca Nos EUA Você Paga Até 3x Mais Barato Do Que Aqui No Brasil.

Aprenda Como Importar Roupas e pagar um valor médio de R$ 40,00 em peças originais da Tommy Hilfiger, Lacoste, Hollister, Abercrombie, Ralph Lauren, Ed Hardy, Armani, Hugo Boss, e muito mais, além de descobrir como revender esses produtos tendo uma margem de lucro superior a 300% em cada peça. O autor do curso indica ainda que este método foi testado e aprovado, e que em caso de insatisfação, terá seu dinheiro de volta.

Clique aqui e veja o vídeo

15 thoughts on “LER – Lesão por esforço repetitivo

  1. Oi  tenho Tendinite e cisto no Punho, estou afastado do trabalho, gostaria de saber quanto tempo fico no INSS, e se é perigoso, quanto vou ao medico ele sempre imobiliza meu braço, só que não adianta pois continua doendo.
    Obrigado

  2. suco de aloe vera com condroetina e glucosamina, é especialmente formulado para fornecer os nutrientes que suas articulações necessitam para que você tenha conforto, flexibilidade e um estilo de vida ativo.
    Indicações: Além da ação preventiva do gel puro, este produto é também indicado em casos de: Artrite, artrose, bursite, fibromialgia, hérnia de disco, lúpus, tendinite, osteoporose, reumatismo e todas as enfermidades de articulações e ossos. Regenera o tecido conjuntivo, mantendo as articulações Saudáveis.

    luyz.santos@hotmail.com, faça seu pedido e perceberá a diferença após o tratamento com este suco natural.

  3. oi meu nome é waldineia,e fiz a cirurgia da liberação do tunel do carpo dia 11.03.2010,gostaria de saber qual os esforços e trabalhos q poderei fazer,depois dos dias q o medico me deu de repouso

  4. Olá , tive tendinite no pulso, o médico imobilizou e receitou anti inflamatório. Gostaria de saber se existe algum exame de sangue  que pudesse ser feito neste caso. Já tirei a tala e ainda estou tomando o antinflamatório, não está mais inchado nem com dor.

  5. estou com esses sintomas
    mas o que me deixou preocupada foi o que vc falou sobre o quarto passo é que se o paciente tem depressao insonia e ansiedade não tem mais cura isso é verdade pois a alguns anos eu sinto isso mas não gostaria de ficar sofrendo com essas dores horriveis pois estou fazendo todos os tratamentos posiveis gostaria de levar uma vida normal .

    1. Ler é uma doença atraves de esforços repetitivos, sabemos! mas o seu pisicológico ajuda muito a desenvolver ela como um problema na sua vida…A fé cura muitas pessoas, ou sejá, adquira a sua auto-confiança. pois
      "Deus é o caminho a verdade e a vida" se ele, nada o homem pode.
      seja feliz!!!

  6. Olá querida amiga,

    Parabéns pelo post.

    Excelente matéria! Hoje em dia, LER é uma doença que está atingindo muita gente e precisamos tomar algumas medidas preventivas.
    Ccuide-se amiga. Queremos você bem, sem dor, para poder comentar e escrever suas lindas poesias. Fique com a paz, a graça, o amor e a proteção de Deus. Carinhoso e fraterno abraço,
    Lilian

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>