Emagreça de Forma Definitiva em apenas 6 semanas.
Perca a Barriga com 21 minutos por Dia
Clique Aqui e veja o Vídeo Gratuíto

Tireóide: Sintomas e Tratamento


O que é a tireóide?

A tireóide é uma glândula em forma de borboleta que está localizada no pescoço logo abaixo da região conhecida como “pomo de Adão”.

Qual é a função da tireóide?

A tireóide produz dois hormônios muito importantes para o organismo: o T3 e o T4. Estes hormônios controlam o funcionamento de diversos órgãos e por isso, interferem diretamente em processos como crescimento, ciclo menstrual, fertilidade, sono, raciocínio, memória, temperatura do corpo, batimentos cardíacos, eliminação de líquidos, funcionamento intestinal, força muscular e controle do peso corporal. O funcionamento da tireóide depende da presença de um hormônio chamado TSH produzido pela hipófise. A hipófise é uma glândula do tamanho de uma ervilha localizada na base do cérebro atrás dos olhos.

Que doenças podem acometer a tireóide?

As doenças mais comuns são o hipotireoidismo, o hipertireoidismo, as tireoidites e os nódulos tireoidianos.

O que é o hipotireoidismo?

Quando a tireóide fica “preguiçosa”, ou seja, não consegue produzir quantidades suficientes de T3 e T4, temos o hipotireoidismo. O exame de TSH elevado é o mais indicado para confirmar o hipotireoidismo e mostra que a hipófise está tentando estimular a tireóide a funcionar mais. Os sintomas mais freqüentes são desânimo, intestino preso, redução de memória e raciocínio, alterações menstruais, sonolência, ganho de peso, rouquidão, inchaço, sensação de frio, elevação do colesterol, abortos repetidos, queda de cabelo e pele seca. Quando descoberto em sua fase inicial, a pessoa pode ter poucos ou nenhum sintoma. Em crianças, pode causar ainda atraso do crescimento e, se não tratado, deficiência mental importante.

O que causa o hipotireoidismo?

A causa mais comum é a tireoidite crônica de Hashimoto, uma alteração em que anticorpos (anti-TPO) produzidos pela própria pessoa começam a atacar a tireóide destruindo lentamente suas células. Entre outras causas estão deficiência de iodo, cirurgia em que se retira a tireóide, radiação e após alguns tratamentos para hipertireoidismo.

Como é o tratamento?

O tratamento do hipotireoidismo é provavelmente um dos mais gratificantes da medicina, pois é prático, tem baixo custo, controla totalmente os sintomas, não interage com outros medicamentos e não apresenta efeitos colaterais se estiver nas doses corretas. Consiste em uma tomada diária de um comprimido com T4 cuja dosagem será orientada pelo endocrinologista conforme os resultados dos exames que deverão ser realizados em intervalos que variam de 2 a 6 meses. O único inconveniente é que o tratamento deve ser mantido por toda a vida para prevenir a volta dos sintomas e o aumento da tireóide.

O que é o hipertireoidismo?

Quando a tireóide fica “acelerada”, produzindo os hormônios T3 e T4 em excesso, temos um quadro de hipertireoidismo. Exames de T3 e T4 elevados com um TSH baixo geralmente confirmam o diagnóstico. Os sintomas mais freqüentes são tremores, palpitação, arritmias, emagrecimento rápido, aumento de apetite, agitação, insônia, sensação de calor,     
mãos quentes, aumento da região anterior do pescoço, sudorese e fraqueza muscular. Em pessoas idosas, os sintomas podem passar quase despercebidos.

O que causa o hipertireoidismo?

A causa mais comum é a Doença de Basedow-Graves em que anticorpos produzidos pelo própria pessoa começam a estimular descontroladamente a tireóide causando o excesso de hormônios. Nesta doença, além dos sintomas já descritos, os olhos podem ficar salientes e arregalados pois ocorre um inchaço dos músculos que ficam atrás dos olhos. Entre outras causas estão tumores benignos em forma de nódulos produtores de hormônios e o bócio multinodular (aumento da tireóide com vários nódulos).

Como é o tratamento?

O tratamento do hipertireoidismo pode ser feito de três formas: medicamentos, iodo radioativo e cirurgia. A maioria dos tratamentos se inicia com medicamentos e, se houver intolerância, alergia ou efeitos colaterais graves deve ser indicado o iodo radioativo ou a cirurgia. Há tratamentos que podem se iniciar diretamente com o iodo radioativo. A cirurgia para o hipertireoidismo geralmente está reservada para casos em que a tireóide está muito aumentada ou há uma contra-indicação para o iodo radioativo. Após o tratamento, os pacientes com hipertireoidismo podem curar ou evoluir para um quadro de hipotireoidismo.

O que é a tireoidite subaguda?

A tireoidite subaguda é uma outra alteração tireoidiana que ocorre com menor freqüência e é caracterizada por uma inflamação geralmente provocada por um vírus, como se fosse uma “gripe da tireóide”. O vírus ataca algumas células da tireóide e há um derramamento na circulação dos hormônios estocados causando sintomas e resultados de exames de sangue semelhantes ao hipertireoidismo. A diferença é que na maioria das vezes ocorre também uma dor intensa na região anterior do pescoço. Quando a dor não é típica, exames de sangue complementares e o mapeamento da captação de iodo pela tireóide (tireograma) podem ser necessários para o correto esclarecimento do diagnóstico.

E como é o tratamento da tireoidite subaguda?

Este tipo de tireoidite tem duração limitada e o tratamento envolve antiinflamatórios potentes para a redução da dor e da inflamação. Ocasionalmente pode ser útil um medicamento para os sintomas provocados pelo aumento transitório de hormônios tireoidianos na circulação.

O que são nódulos tireoidianos?

Os nódulos tireoidianos, também chamados de bócio nodular, são aumentos localizados na tireóide que podem ter características variadas. Alguns são constituídos apenas de líquidos e são chamados de nódulos císticos. Alguns produzem hormônios tireoidianos em excesso causando hipertireoidismo e são chamados de nódulos tóxicos.     

Os nódulos tireoidianos são comuns?

Sim. Após a popularização da ultra-sonografia de tireóide, percebeu-se que os nódulos tireoidianos são muito freqüentes sobretudo em pessoas acima de 50 anos e muitos deles são benignos e não precisam de cirurgia. Entretanto, toda vez que estamos diante de um nódulo tireoidiano, a principal preocupação é identificar as diversas características para que seja indicada a cirurgia somente naqueles casos com confirmação ou suspeita de malignidade.

Quais exames costumam ser necessários?

Dependendo das características do nódulo, podem ser solicitados exames de sangue, o tireograma (mapeamento de captação da tireóide), a ultra-sonografia e uma punção aspirativa com agulha fina guiada por ultra-som.     

Como é esta punção aspirativa?

Este exame, também chamado de PAAF – punção aspirativa com agulha fina -, geralmente é realizado na própria clínica de ultra-som. Consiste na introdução de uma agulha fina dentro do nódulo tireoidiano para aspiração de algumas gotas com células de tireóide que são enviadas para um laboratório de citologia para serem estudadas. É rápido, pouco doloroso e praticamente sem riscos para o paciente. É considerado o exame mais importante na avaliação do risco de malignidade de um nódulo tireoidiano.     

E como é o tratamento destes nódulos?

A conduta dependerá dos resultados dos exames e poderá ser com medicamentos, cirurgia, iodo radioativo, injeção de etanol ou simplesmente observação clínica com ultra-sons seriados.

Quais tipos de nódulos são indicados para cirurgia?

Esta decisão envolve muitas variáveis e de, uma forma geral, a cirurgia é destinada àqueles em que há confirmação ou suspeita de malignidade, sinais de compressão ou desconforto no pescoço e os que representam problema estético para o paciente.

E como é o tratamento do câncer de tireóide?

Com exceção do tipo anaplásico (raro), a evolução do câncer de tireóide é relativamente lenta e a resposta ao tratamento é muito boa quando comparada a outros tipos de câncer. A grande maioria dos casos de câncer de tireóide é do tipo papilar ou folicular e o tratamento é feito com cirurgia e complementação com o iodo radioativo. A quimioterapia não é necessária para este tipo de câncer. Após a cirurgia, o paciente continuará o acompanhamento médico com exames periódicos para confirmação e controle de cura do câncer e para os ajustes da medicação, para o hipotireoidismo causado pela retirada da tireóide.

Aprenda a Importar Roupas de Marca com até 80% de desconto

Vídeo Secreto Mostra Que Ao Comprar Roupas De Marca Nos EUA Você Paga Até 3x Mais Barato Do Que Aqui No Brasil.

Aprenda Como Importar Roupas e pagar um valor médio de R$ 40,00 em peças originais da Tommy Hilfiger, Lacoste, Hollister, Abercrombie, Ralph Lauren, Ed Hardy, Armani, Hugo Boss, e muito mais, além de descobrir como revender esses produtos tendo uma margem de lucro superior a 300% em cada peça. O autor do curso indica ainda que este método foi testado e aprovado, e que em caso de insatisfação, terá seu dinheiro de volta.

Clique aqui e veja o vídeo

76 thoughts on “Tireóide: Sintomas e Tratamento

  1. Somos muito desinformados. Descobri o dr. Ivandelio Sanctus no youtube e foi a salvação, pois a maioria dos medicos nao passam conhecimento apenas remedios q fazem bem e mal. Vejam esse cara as quintas feiras na ” radio da terra” pela internet. Tb. Pelo youtube.

  2. tireoide e uma doenca que precisa ser tratada mas nao leva a morte ;quem tem so precisa ir endocrinologista ou procurar outro medico e iniciar o tratamento,quem tem facilidade de ganhar peso tem que se cuidar e fechar a boca .quem perde peso tem que se alimentar muito bem

  3. TENHO 42 E FIZ UM EXAME DE TSH O QUAL O RESULTADO FOI TSH 0,12 E T4 1,2. VENHO A UM TEMPO TENDO INSONIA, ESTOU COM O PESCOÇO MEIO INCHADO E OS OLHOS TAMBEM MEIO INCHADO. O QUE PODE SER? AINDA NAO RETORNEI AO MEDICO

  4. Ola eu tenho o olha exaltado e o direito tem vez q ele esta normal q ninguem persebi mais tem dias q esta bem enchado ja fui em tres endocrinico a ultima q fui me pediu todos os enxames q os outros pediu mais estes enxames nao deu nada e a medica me falou quem falou para vc q tem hipertiroide eu fiquei sem entender e o meu olho alguem sabe de um remedio para q ele volte o nomal me fala por q isto esta me deixando muito mal sinto muita vergonha das pessoas me ajuda ai gente

  5. tenho nodulos tiroideano mais naõ acusou no sangue mais to sentindo tontura a garganta ardendo e doendo egordando muito quase naõ durmo a noite e nen durante o dia ,ansiosa nervosa gostaria de saber porque to assim.

  6. na ultrassom deu paaf de nódulo sólido com área cistica de permeio medindo 0,9 cm margem irregular sem halo com vascularização central e periférica localizado em lobo esquerdo queria saber se tem chances de ser cancer? 

  7. Minha tireoide funciona normalmente e tem níiveis hormonais normais, no entanto possuo trinta nódulos nela e o  médico resolveu me tratar co9m synthroid. è preciso de synthroid se os hormônios da tireoide são normais?

  8. Tenho 34 anos e 94,400,estou engordando tanto q ñ tenho vontade de sair de casa,cabelo esta caíndo,unha só vive escamando e quebrando,e ñ temos endocrinologista,já fui atras pra tirar minhas dúvidas e fazer exames,pulei de 70 pra 94 em menos de seis meses,estou pra ficar louca

  9. tenho esquecimento do braço direito e da perna direita , pressao ocila muito, tremedeira e engordo facil, deu no exame de sangue um aumento no t4 de 0,1 pode causar todos esses sintomas?

  10. ESTOU COM DIFICULDADES PARA ENGRAVIDAR,AGORA DESCOBRI QUE TENHO HIPOTIREOIDISMO SERÁ ESSA ACAUSA?COM QT TEMPO DE TRATAMENTO POSSO ENGRAVIDAR?

  11. estou com dificuldades para engravidar,agora descobri que estou com hipotireoidismo sera isso que esta dificultando uma gravides?depois de quanto tempo de tratamento posso engravidar?

  12. meu fihlo tem ca.de tiroide com metastase ja foi operado feiz um enchugamento cevical total, ja retirou mais outro tumor no cerebro, ficou desmaiando e agora esta com varios tumores ,no figado,vezicola, e embaixo do queicho. o que devo fazer? sou uma mae aflita!

  13. minha filha tem diabete tipo 1 a 3meses toma insulina lantus solostar 5 unidades a tireoide pode provocar diabete pois a insulina também é um hormonio!!!

  14. tenho hipotireoidismo tenho 1,50 de altura e estou com 69 quilos estou tomando eutirox atualmente, mas ja tomei puran e ja tomei sintroid, mas nao consigo controlar meu peso,se vc puder me ajude, aguardo uma resposta! obrigado

  15. Ola tenho 15anos e eu tenho hipotireoidismo (sou muito magra) tomo remedio puran t4 75mg…Sou muito esquecida a pouco tempo descobrir que tenho tiroide e ninguem da minha familia tem (pai mãe e irmã) só eu tenho pq dá isso? minhas pernas é fina e tal´z oq faço para ganhar peso? e engrossar as pernas? Por um lado eu gosto pq tenho a barriga retinha (sarada) todo mundo paga pau pra minha barriguinhah rsrs maiis queria engrossar minhas pernas alguem tem alguma dica? Obrigada desde já!

  16. meu resultado do exame de tireoide T4 LIVRE resultado foi de 3,53 ng/dl, o normal e 1.80 ng/dl que devo tomar ,pois estou com todos os sintomas,ainda não consegui marcar consulta com endocrio.

  17. OI,EU SOU NATÁLIA EU TENHO 16ANOS ,FUI NA ENDROCRINOLOGISTA E DESCUBRI QUE TENHO HIPERTIREOIDISMO,É DE MAGRESA,OS MEUS SINTOMAS SÃO TREMURIAS,SUADEIRA MAS MAÕS,DIFICULDADE DE ENGORDA,TAQUICARDIA,SONÔLENCIA,DIFICULDADE DE ENGOLIR ALIMENTOS A MUITO TEMPO NÃO COMO CARNE,ETC.

  18. se ha algum remedio que posso tomar por favor me fale, essa, dor me deixa muito nervosa, eu so tenho trinta e tres anos e preciso viver, pelas minhas duas filhas.

    1. Marly,

      Procure rapidamente um Endocrinologista. O nódulo, de fato, pode estar te incomodando sim. Vc deve verificar se este nódulo é maligno ou benigno, e se está te incomodando desta maneira, vc deve fazer uma intervenção cirúrgica. Eu também tinha um nódulo que me deixava rouca e me irritava a garganta. O endocrinologista confirmou que eu tinha mesmo que fazer uma tireoidectomia total (retirada da tireoide) e assim fiz. Retirei e hoje, claro, tenho que tomar o remédio (Levotiroxina sódica) pela manhã, em jejum. E tudo está ótimo, graças a Deus. O conselho que te dou é que procure, o quanto antes, um médico.
      Um abraço.

  19. tenho um nodulo na tireoide e doi muito, e tambem me atrapalha na hora de falar isso é comum? ja estou na fila de espera para, fazer a cirurgia a dois,anos, oque devo fazer?

    1. Olá Tiago, apenas quem fez cirurgia para retirada da tireoide é quem não tem a mesma.
      O que sua namorada tem pode ser alguma doença relacionada A`tireóide como hipotireoidismo por exemplo.

  20. a dois meses q venho as vezes urinando sangue, é muito e bem visivel, mas qdo percebo, me preparo para colher a urina na proxima vez, ela vem limpa q exames de urina n detecta nada, mas sei q é sangue e não é pouco, oq devo fazer? ja q nos exames não conseguem ver? gostaria de uma resposta…obrigada.

  21. Olá tenho 27 anos , tenho hipertiroidismo . Não consigo engravidar . Já fiz tdos os exames ginecologicos e esta tdo normal . Será q é por causa da tiroide .

    1. o hipotiroidismo causa principalmente constipacão intestinal e não diarreia procure um medico clinico bom para avaliar seu problema de diarreia . e um endocrinologista para avaliar seus sintomas clinicos de hipoti roidismo. cuidado não tome remédio sem orientacão.

  22. tenho 39 anos já estou tomando puran t4,mas engordei ainda mas mesmo fazendo caminhadas,sinto muito calor que é incontrolável,gostaria de saber se é normal???

  23. tenho 28 anos tenho crises de taquicardia desde criança, meu cabelo cai e já aconteceu de cair parte da sobrancelha, tenho unhas frageis e os médicos já solicitaram exame da tireóide várias vezes mas dá td ok… o q pode tá acontecendo???

    1. se você não fez cirurgia de retirada da tireoide vc com certeza está com ela…….

      o que vc está queredno dizer é se está com algum tipo de problema na glandula, deve procurar um e]ndocrino e fazer os exames como TSH, T3 reversa e T4

  24. tenho tireoide que engorda,meu exame deu muito alto tsh-h tireoestimulante 10,74,e o t-4-livre …0,95, e engordei muito me orienta melhor nao acreditei no medico,nao me receito nada,ok.

  25. meu exame tsh-h tireoestimulante deu 10.74 creio que esteja muito auto,fui ao medico nao me receito nada ,mas vou contunuar tomando puran75,tenho a tireoide que engorda,e de uns dias para ca engordei muito,oexame e do dia 10/03/10.O T-4 livre ta …0.95ng/dl creio ta bom,por favor me ajuda nao tenho condicao de volta ao medico novamente,ok,abracos.

    1. minha querida vc deve baixar a dose para 50mg pois 75 está alta demais e por isso vc nao para de engordar. tome certinho em jejum com um pingo de água e fique 1 hora sem comer nada nem beber, alem disso nao pode ficar parada senao o remedio nao faz efeito. compre uma bike ergometrica e faça 1 hora por dia na hora q tomar o puran assim o hormonio trabalhara direitinho todos os dias

  26. tenho uma amiga q comentou comigo q está com tiróide, e não sabe o que fazr a respeito, já pssou pelo médico mas não queria ter ficar se enchendo de remédios quimicos, será q teria outros recursos??? obs: ela disse q o que ela tem emagrece muito, ou ela tem q comer bastante p manter opeso…

  27. tenho passado muito mal, dores abdominais, moleza no corpo, tonteira constante, já confirmei que tenho hipotiroidismo, os médicos não estão achando as dosagens corretas.

  28. TENHO 35 ANOS , ALGUNS ANOS ATRAS TIVE HIPERTIROIDISMO. AS TAXAS DE HORMONIO ESTAVAM TOTALMENTE DESCONTROLADAS. TOMEI TAPAZOL POR MUITO TEMPO.DEIXEI DE TOMAR O REMEDIO FAZ OITO ANOS. A SEIS MESES FIZ NOVOS EXAMES E O MEDICO DISSE QUE ESTAVAM NORMAIS. DEIXANDO DE HERANÇA GLAUCOMA . TENHO MEDO DE SE TORNAR HIPORTIREODISMO ,POIS ESTOU ENGORDANDO MUITO. ISSO É POSSIVEL?

  29. Tb estou com problemas, após começar a tomar o Puran t4 50 mg não sinto mais o orgasmo com intensidade, como sempre foi, tenho desejo, ereção e ejaculo normal, mas o prazer não. O que fazer????

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>